sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Modelagem a maneira certa ou um jeito diferente de ensinar matemática?

Em primeiro lugar o que é modelagem matemática? Para Bassanezi (2004) consiste na arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolve-las interpretando suas soluções na linguagem do mundo real. É um processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos.
O grande desafio hoje é fazer o aluno compreender o seu papel na sociedade, de agente e transformador da sua realidade, e a importância da matemática no seu dia-a-dia, fazer modelagem matemática não é apenas resolver problemas no quadro usando situações do cotidiano, como acontece com muitos professores hoje pensam estar fazendo modelagem, na verdade eles apenas estão resolvendo um problema como outro qualquer. O professor que deseja ensinar através modelagem matemática precisa aprender a fazer modelagem, em sua essência, no processo de desenvolvimento, em suas raízes e utilizá-la como estratégia de ensino da matemática, ter em mente que pode ser um caminho para despertar no aluno o interesse por conteúdos matemáticos que ainda desconhece ao mesmo tempo em que aprende a arte de modelar, matematicamente os fenômenos do cotidiano. Vários motivos são colocados como obstáculos na implantação da modelagem no ensino da matemática, como por exemplo: falta de tempo, falta de condições físicas e financeiras, às vezes torna-se dispendioso fazer uma atividade de modelagem, cobrança por parte de supervisores e diretores na preparação para o vestibular, deste modo não sobra tempo para desenvolver atividades extras como a modelagem. Muitas vezes ouvimos que determinado conteúdo é ensinado porque “cai no vestibular”, então o que se ensina nas escolas visa apenas à aprovação dos alunos para a universidade, mas se analisarmos bem, apenas uma pequena porcentagem dos alunos que ingressam no ensino fundamental e médio conseguem passar no vestibular, logo não se justifica ensinar apenas para o vestibular, pois grande parte dos alunos não continuará seus estudos. Assim os objetivos não estão sendo alcançados. A modelagem tem pontos positivos e quais os negativos? Temos que ter em mente que a matemática não se resume em aplicação ou em comprovar matematicamente que tal fenômeno é ou deixa de ser verdadeiro isso deixamos para a física, a essência da matemática que é o calculo, ou seja, a “matemática pura” não pode e não deve ser deixada de lado nem esquecida, temos que dosar e mesclar esses conhecimentos a “matemática pura” e a “matemática aplicada” tornando assim a matemática mais compreensível e acessível a todos.
Então, concluímos que modelagem matemática não deve ser a única forma de ensinar matemática, tem que ser usada moderadamente, pois a introdução de um simbolismo matemático pode ser mais destrutivo que esclarecedor, por isso que aplicação e calculo tem que andar juntas uma auxiliando a outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário