segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

AÇAI COMO PROPOSTA DE ENSINO NO ESTUDO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU


Prof.Msc.Jeane do Socorro Costa da silva
Universidade do Estado do Pará
Email: jeanescsr@yahoo.com.br
Íris Lima Teixeira
Email: carlalteixeira@hotmail.com
Jéssica Cristina carvalho Nunes
José Carlos Barros de Sousa Junior
Kathelen Ferreira Ribeiro
Stephany Glaucia de Oliveira Paulo

Resumo: A proposta do presente artigo é parte do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido junto ao curso de licenciatura Matemática da Universidade do Estado do Pará. A tendência utilizada é a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem em uma turma de 1ª série do Ensino Médio de uma escola da rede pública de Belém. A partir do tema “Açaí Como Proposta de Ensino No Estudo De Função do 1º Grau”, foram elaboradas atividades comparando gráficos de período entre safras, para que, com o conhecimento dos dados da cultura paraense, fossem trabalhadas as habilidades para efetuar uma modelagem a partir da realidade local dos educando.
Palavras chaves: Modelagem Matemática, Açaí, Cultura, Função do 1º grau.
A MODELAGEM COMO BENEFICIO PARA O ENSINO.
            O presente artigo surgiu em sala de aula, sedo orientado através da disciplina Introdução a Educação Matemática, do Curso de Licenciatura Plena Em Matemática, 1º ano, UEPA, onde uma de suas unidades são as tendências matemática (historia da matemática, resolução de problemas, modelagem matemática e outras), dentro das tendências matemática, iremos focar em modelagem matemática, na qual o seu objetivo é trazer o cotidiano para ser aplicada em matemática, trás situações reais, ou seja, situações do dia-a-dia, onde é representado por formulas e símbolos matemáticos, faz com que o aluno venha ter um melhor aprendizado, uma maior facilidade em aprender.
            Na modelagem matemática iremos usar o açaí como exemplo real, que além de fazer parte de nosso cotidiano, faz parte de nossa cultura e nossos costumes.
            O nosso objetivo é fazer com que o açaí se torne uma situação real, sendo aplicada através do assunto função. Sabemos que pra muitas pessoas a matemática é tida como um “bicho papão”, algo difícil de aprender, mas queremos fazer com que o aluno se motive para aprender a matemática, e que passe não somente a estudar para passar de ano, mas sim porque gosta, então incluiremos o açaí nesse tema da matemática, pois é algo de nossa realidade.
            Nosso artigo foi baseado em livros, e sites relacionados, foi feita entrevista com alunos de 1º ano, perguntando-os se já tinham ouvido falar da modelagem matemática, se gostariam de aprender usando exemplos como o açaí, mas a maioria não conhecia a tendência e alguns queriam aprender usando o açaí.
           
O USO DA MODELAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA.
           
Para Bassanezi (2004) modelagem matematica “consiste na arte de transformar problemas da realidade em problemas matemáticos e resolve-las interpretando suas soluções na linguagem do mundo real … é um processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos.”
            O grande desafio hoje é fazer o aluno compreender o seu papel na sociedade, de agente e transformador da sua realidade, e a importância da matemática no seu dia-a-dia, fazer modelagem matemática não é só resolver problemas no quadro usando situações do cotidiano, como acontece com muitos professores hoje pensam estar fazendo modelagem, na verdade eles apenas estão resolvendo um problema como outro qualquer. O professor que deseja ensinar através modelagem matemática precisa aprender a fazer modelagem, em sua essência, no processo de desenvolvimento, em suas raízes e utilizá-la como estratégia de ensino da matemática, ter em mente que pode ser um caminho para despertar no aluno o interesse por conteúdos matemáticos que ainda desconhece ao mesmo tempo em que aprende a arte de modelar, matematicamente os fenômenos do cotidiano.
Vários motivos são colocados como obstáculos na implantação da modelagem no ensino da matemática, como por exemplo: falta de tempo, falta de condições físicas e financeiras, algumas vezes torna-se dispendioso fazer uma atividade de modelagem, cobrança por parte de supervisores e diretores na preparação para o vestibular, deste modo não sobra tempo para desenvolver atividades extras como a modelagem. Muitas vezes ouvimos que determinado conteúdo é ensinado porque “cai no vestibular”, então o que se ensina nas escolas visa à aprovação dos alunos para a universidade, mas se analisarmos bem, uma pequena porcentagem dos alunos que ingressam no ensino fundamental e médio consegue passar no vestibular, logo não se justifica ensinar só para o vestibular, pois grande parte dos alunos não continuará seus estudos. Assim os objetivos não estão sendo alcançados. A modelagem tem pontos positivos e quais os negativos? Temos que ter em mente que a matemática não se resume em aplicação ou em comprovar matematicamente que tal fenômeno é ou deixa de ser verdadeiro isso deixamos para a física, a essência da matemática que é o calculo, ou seja, a “matemática pura” não pode e não deve ser deixada de lado nem esquecida tem que dosar e mesclar esses conhecimentos a “matemática pura” e a “matemática aplicada” tornando assim a matemática mais compreensível e acessível a todos.
Então, modelagem matemática não deve ser a única forma de ensinar matemática, tem que ser usada moderadamente, pois a introdução de um simbolismo matemático pode ser mais destrutiva que esclarecedora, por isso que aplicação e calculo tem que andar juntas uma auxiliando a outra.
A pesquisa

FUNÇAO DO 1º GRAU
Função do 1º grau, também chamada de função afim.  x e y são duas variáveis, onde y é o termo dependente e o x é um termo independente, ou seja, para cada valor atribuído a x corresponde um para y, essa dependência que um tem sobre o outro chamamos de função.
Toda função tem uma lei de formação, no caso da função de 1º grau é: y = ax + b, onde a (coeficiente angular) e b (coeficiente linear) são números reais e a ≠ 0. A representação gráfica de uma função do 1º grau é uma reta não paralela nem ao eixo da ordenada (y) e o da abscissa (x). O domínio da função é denominado pelo conjunto x e o contradomínio e a imagem são denominados pelo conjunto y.
No plano cartesiano a função é crescente quando o a > 0 e os valores de x e  y aumentam e a Função é decrescente quando o a < 0 e os valores de  x e y diminuem.
                                                        Figura 1

Para determinar a raiz ou o zero de uma função do 1º grau devemos considerar
y = 0.  No instante em que y assume valor igual a zero, a reta passa pelo eixo x em um determinado ponto, determinando a raiz ou o zero da função.

O AÇAI COMO PROPOSTA DE ENSINO         

O açaí, fruto do açaizeiro (Euterpe oleracea, família Palmae), é muito utilizado no preparo de sucos, vinhos, doces, licores e sorvetes. O açaizeiro é uma palmeira tipicamente tropical, encontrada no estado silvestre, e faz parte da vegetação das matas de terra firme, várzea e igapó. A palmeira também é explorada na região para a extração do palmito. Conhecido por ter uma polpa com grande poder nutritivo, a fruta é consumida no mundo todo em bebidas, sorvetes e etc.
Na região amazônica, o suco feito com a polpa é conhecido como “vinho de açaí”. Consumido geralmente com farinha de tapioca, faz parte da alimentação local. Hoje, o estado que lidera a produção é o Pará, com quase 90% do mercado, mas o açaí é apreciado em toda a região amazônica.

AÇAÍ E MODELAGEM
O nosso Trabalho esta embasado no seguinte tema: “Açaí e modelagem”. Fizemos um questionário para alunos do 1º ano do ensino médio de rede publica, com perguntas que relacionam o açaí com a modelagem matemática. A primeira pergunta foi sobre as tendências pedagógicas de ensino da matemática, 54% dos alunos responderam que conhecem a tendência resolução de problemas, 10% conhecem a história da matemática, 4% conhecem a modelagem matemática, 22% conhecem mais de uma tendência e 10% dos alunos não conhecem nenhuma das tendências. No geral a maioria dos alunos não conhece a modelagem matemática, concluí-se com essas perguntas que a modelagem não está inserida no ensino-aprendizagem destes alunos que estão sendo prejudicados e alienados ao ensino tradicional.                                        
A segunda pergunta foi sobre o conhecimento em modelagem, 75% dos alunos entrevistados desconheciam a tendência, esse dado confirma a problemática que esses alunos vivenciam na escola, com um ensino que ainda não se enquadrou em algumas tendências.
 Houve pergunta que relaciona o açaí com o ensino da matemática em sala de aula, 50% dos entrevistados gostariam que o professor fizesse essa dinâmica, 27% não gostariam e 23% dos alunos ficaram indecisos e não opinaram.

  Figura 02.

             Na visão metodológica que os alunos entrevistados, não estão inseridos significativamente nas novas tendências pedagógicas de ensino da matemática, pois a maioria não conhece as tendências que deveriam ser trabalhadas em sala de aula. Os professores entrevistados falaram que conhecem todas as tendências, porem, não trabalham com nenhuma em sala de aula. A modelagem não é trabalhada, pois eles não sabem como aplicá-la, tendo ainda outros empecilhos como a falta de estruturas, a falta de tempo, sendo o vestibular o principal responsável, devido à enorme quantidade de assuntos a serem abordados em um tempo não suficiente. 


O AÇAI INCLUIDO NUMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA

O açaí é um alimento muito importante na vida da população amazônica, não só como alimento ele pode ser utilizado como um método de aprendizagem para os alunos. Relacionando o período entre safras com a sua qualidade podemos desenvolver uma função de 1º grau, assim como o preço do açaí com o seu consumo.
A safra no inverno, a produção é inferior assim como ao consumo. Já a safra no verão a produção é duas a três vezes maiores que a safra no inverno e é considerada de maior qualidade aumentando assim o consumo, devido ocorrer no período da estiagem.
Verão ou alta estação: AGO, SET, OUT, NOV e DEZ
Entressafra 1: JAN e FEV
Inverno ou baixa estação MAR, ABR, MAI, JUN (parte)
Entressafra 2: JUN (parte), JUL.


F(x) = a.x + b
1º) A safra do açaí no inverno, a produção é inferior assim como ao consumo. Já a safra no verão a produção é considerada de melhor qualidade que a do inverno aumentando assim o consumo, devido ocorrer no período da estiagem. No verão o consumo de litros de açaí por família de quatro pessoas em uma semana é de 15L, sendo que o preço do litro do açaí nesta mesma época do ano é de R$ 3,00. Sendo que o consumo de açaí é regida pela seguinte função: F(c) = - 2,5 x + 22,5.
a)    Sabendo-se que o consumo de açaí no inverno diminui para 7,5 L por família. Qual será o preço do litro de açaí nessa época?
b)   Esboce o gráfico dessa função.

CONSIDERAÇÕES
Iniciamos este artigo com um incomodo: como podemos transformar a sala de aula em um ambiente prazeroso para professores e para os alunos? Naquele momento parece que estávamos nos deparando com algo muito difícil. Guiado por inquietações acabamos no deparando com vários problemas. O contato com os alunos e a comunidade acadêmica, ajudou-nos formula uma interrogação para nossa investigação: Como podemos aplicar a matemática usando exemplos com o açaí?
A expectativa era que na sua operacionalização, os resultados encontrados além de contribuir com os estudos que tratam da utilização da Modelagem Matemática, nos levassem pelo menos a minimizar as angústias em relação à prática deste artigo.
Mas com o passar do tempo, as duvidas começaram a ser respondidas, e dentro das pesquisas para este artigo, aprendemos muitas coisas, aonde levaremos experiências de como trabalhar em sala de aula. Aprendemos muito sobre a realidade do ensino no Estado, sendo que não é uma das melhores, e com essa evidência poderemos aplicar a modelagem quando formos a pratica em sala de aula, sendo que hoje o ensino é de uma realidade muito triste, onde conteúdos, não são todos aplicados, e dentro disso a modelagem matemática que um a tendência muito importante não é aplicada também, e nessa experiência nos resta a esperança de um ensino melhor tanto para professores quanto a alunos.
REFERÊNCIAS
DANTE, Luiz Roberto. Matemática. Volume único: livro do professor/ São Paulo: Ática, 2005
GIOVANNI, José Ruy. Matemática completa/ José Roberto Bonjorno. 2. Ed. renov. São Paulo: FTD, 2005, _ (coleção matemática completa)
D’AMBROSIO, Ubiratan,Educação Matemática:da teoria a pratica. São Paulo, Ed. Papirus, 1996.
BASSANEZI,Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo, 2º edição.Ed. Contexto, 2004.

3 comentários:

  1. Minha definição : 'Pedagogia do Espantamento' - Método desenvolvido
    pelos vestibulares das públicas que consiste de quesito que quase nada
    avalia, visando apenas assombrar o candidato quando abrir a prova. E
    tudo faz parte do processos histórico, implementado/implantado pela
    ditadura, das públicas alijarem ingresso da rede pública e favorecer
    quem paga pré-vestibular.

    Ex: Questão 07, vestibular 2012/UFPA
    http://www.ceps.ufpa.br/daves/PS%202012/prova/Prova_Objetiva_PS_2012.pdf


    Pior ainda: Essa notícia - 15.12.2011, Eventuais vagas remanescentes do PS
    2012 serão preenchidas via Enem,
    http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=5360, mostra até todo o
    institucional desesperado como se já soubessem que irá sobrar vagas,
    mesmo que tenha mais de 70 mil candidatos para pouco mais de 7 mil vagas.
    Por quê?

    ResponderExcluir